Muitas vezes o foco das atenções quando falamos sobre empresas está nas empresas grandes ou nas pequenas. Mas existe uma categoria muito importante entre elas: o middle market, ou as empresas médias. O setor é um grande gerador de empregos e bastante variado, sendo muito importante para a economia.
Mas o que é middle market? Quais empresas são essas? Nem sempre fica claro o seu conceito exato de empresas médias, podendo ser definidas por diferentes métricas. O BNDES, por exemplo, classifica empresas com faturamento entre R$4,8 milhões e R$300 milhões nessa categoria. Já o IBGE considera empresas médias indústrias que possuem entre 100 e 499 funcionários e comércios e serviços com 50 a 99 empregados. Assim, se percebe as dificuldades de classificação e se entende como o setor pode ser diversificado.
Um desafio do setor é o financiamento. Empresas grandes contam com a possibilidade de se financiar no mercado de capitais ou de conseguir linhas de crédito vantajosas nas instituições financeiras. Já empresas pequenas contam com crédito subsidiado devido aos incentivos do governo. As empresas médias, no entanto, acabam ficando perdidas no meio dos dois, com pouca possibilidade de acesso às linhas mais vantajosas de crédito.
Dessa forma, as empresas médias geralmente são fruto de muito trabalho para se manter faturando e crescendo. Nesse sentido, há diversos caminhos que essas empresas podem seguir. Elas podem continuar crescendo e seguindo trajetórias de sucesso, se manter com um faturamento estável, ser vendida para outra empresa ou para um outro dono.
O investimento em empresas desse porte não é tão simples. Não estão listadas em bolsa e seus dados não são públicos. Logo, é necessário uma busca mais ativa para se chegar até elas. No entanto, há modalidades de fundos de investimento focados nesse mercado. Um exemplo é o search found, que é nossa estratégia de investimentos aqui na Connectus Capital. Em um search found um empreendedor capta com um seleto grupo de investidores o capital necessário para buscar uma empresa de médio porte para sua aquisição completa. Após a aquisição o empreendedor se torna CEO da empresa de middle market e continua sua trajetória de crescimento.
De forma geral o mercado de middle market é predominantemente formado por empresas de serviços, no entanto há muitas empresas industriais e varejistas que atuam no segmento de middle market e são responsáveis por uma parte importante da criação de empregos no Brasil na última década. Geralmente são empresas que não estão espalhadas nacionalmente, mas possuem uma base local forte.
Caso tenha sobrado alguma dúvida ou tenha alguma sugestão entre em contato com nossa equipe.
Esperamos que o conteúdo tenha esclarecido os principais pontos sobre Middle Market. Caso tenha mais dúvidas sobre o tema, entre em contato ou fale com nossa equipe.
Compartilhe em:
“Adquirir uma empresa de médio porte no Brasil que seja referência em seu setor, buscando acelerar seu crescimento e sua geração de valor para clientes, acionistas, funcionários, e comunidades locais, respeitando o legado de sucesso da administração anterior”